O que é um algoritmo e o que ele faz

Você já ouviu falar em EdgeRank? Se não, apresento agora. É assim que chamamos o algoritmo do Facebook.

É ele quem vai determinar tudo aquilo que será mostrado aos seus usuários a partir de fatores como:

  1. O que você curte
  2. Com quem você interage
  3. O que você compartilha
  4. Em que páginas você deixa comentários
  5. Os perfis que você segue.

Conheça o elemento que determina o que e como os usuários visualizam seus posts

Você tem algumas centenas de amigos no Facebook, curte várias páginas na rede e está em diversos grupos, mas nunca vê o conteúdo que todos publicam.

Ou, então, você tem uma página para sua marca com alguns milhares de seguidores, mas percebe que apenas uma pequena porcentagem dos seus fãs chega a curtir ou mesmo visualizar aquilo que você está postando.

Já se perguntou por que esse tipo de situação acontece na rede social mais popular do mundo?

A escolha do que vemos ou não em nosso feed não é aleatória, mas regida por um algoritmo, e é ele que vamos conhecer a seguir.

O que é um algoritmo e o que ele faz


O algoritmo é uma espécie de regra criada para atender algumas situações. 

Por exemplo, vamos imaginar que você é dono de uma lanchonete e está criando uma plataforma de pedidos online para impulsionar as vendas.

O seu desenvolvedor pode sugerir um algoritmo que seja capaz de sugerir produtos complementares para o pedido principal. 

Pensando nisso, ele cria uma regra que especifica que sempre que um cliente pedir um hambúrguer, ele vai visualizar um pop up com 20% de desconto para comprar batatas fritas para acompanhar o lanche.

Outra regra pode interpretar os pedidos que o consumidor faz com mais frequência e mostrar, no topo da lista, aquilo que mais tem a ver com o seu gosto pessoal. 

Assim, se você tem um cliente que sempre pede hambúrguer vegetariano, pode criar uma regra para que tudo o que não contenha carne seja mostrado primeiro para ele.

No caso do Facebook, um dos algoritmos é voltado para interpretar o comportamento do usuário e determinar aquilo que ele vai ver primeiro em seu feed de notícias. 

E é sobre isso que vamos falar a seguir.

O algoritmo do Facebook que controla o que você vê e quem vê você

Não conhecemos 100% sobre como o algoritmo do Facebook funciona, mas existem alguns pontos que sabemos que são reais. Para começar, o algoritmo do Facebook se baseia nas preferências do usuário.

Isso significa que a tecnologia percebe o que e quem você realmente gosta e dá preferência para exibir conteúdo dessas pessoas ou páginas.

Por exemplo, vamos imaginar que, no mesmo dia, você curtiu a página A e a página B. Nas próximas horas, você receberá as últimas publicações dessas páginas e o algoritmo vai analisar a sua atitude em relação a esse conteúdo.

Se você passar a curtir mais posts da página A do que da página B, com o passar do tempo verá, cada vez mais, publicações da primeira página e menos da segunda, porque o algoritmo entende que você tem mais afinidade com os posts da A.

O mesmo acontece com os amigos que você adiciona. Se você quase não se interessa por aquilo que uma pessoa publica, a tendência é que veja cada vez menos posts dela.

O impacto dos algoritmos para quem tem páginas
Atualmente, o algoritmo classifica as postagens que cada usuário vê na ordem em que provavelmente as desfruta, com base em vários fatores, também conhecidos como sinais de classificação .

Como o algoritmo do Facebook é baseado em interação, por um lado ele força as páginas a criarem conteúdo cada vez melhor e mais interativo para que os fãs interajam e continuem visualizando o que sua marca publica.

Isso é algo muito bacana, afinal, quem quer estar em contato e engajar o consumidor precisa, mesmo, estar sempre preocupado com o tipo de material que interessa ao público e trabalhar para criar conteúdo cada vez melhor.

Mas, por outro lado, quem tem uma página pequena e está começando um trabalho de marketing digital na rede de Mark Zuckerberg ainda não tem um público fiel. Isso pode acabar “obrigando” a pessoa a investir em anúncios e publicações patrocinadas para fazer com que mais gente veja o que está postando.

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As últimas mudanças no algoritmo do Facebook

Vira e mexe a rede social muda as configurações dos seus algoritmos. O Facebook sempre afirma que a intenção é melhorar, cada vez mais, a experiência do usuário e entregar mais conteúdo relevante a ele, o que pode ser verdade e é ótimo para quem usa a rede social.

Mas muitas das mudanças prejudicam as páginas e, novamente, as obrigam a investir cada vez mais em publicidade para continuar aparecendo para seus seguidores.

Uma das últimas mudanças significativas noticiadas pela rede aconteceu em junho deste ano. No blog oficial do Facebook, o VP de Gerenciamento de Produto, Adam Mosseri, explicou que um dos novos valores do feed de notícias da rede seria manter o conteúdo de amigos e família (ou seja, perfis pessoais) primeiro. 

Em segundo e terceiro lugares, o material mostrado deveria servir para informar ou entreter o público.

Como resultado dessa mudança, muitas fanpages (que não são perfis pessoais) tiveram quedas bruscas em seus alcances e números de engajamento.

É fato que o Facebook, que recentemente atingiu a marca de 2 bilhões de usuários, continua sendo uma rede bastante importante para manter contato com potenciais clientes e divulgar sua marca, mas, estando sujeito às mudanças da rede, é importante que o empreendedor esteja atento aos seus resultados e baseie a sua operação em outras plataformas, como um site próprio ou loja virtual. 

Ou seja: o Facebook está ligadíssimo em todo o seu comportamento na rede.

E se, embora isso possa causar um certo estranhamento nos usuários, não há muito o que temer.

É justamente por causa desses algoritmos que a experiência no Facebook é sempre tão agradável.

Acredite: tudo é pensado para que a navegação ali seja a mais proveitosa possível.

É por causa dos algoritmos que a rede social consegue prever o que você gostaria que estivesse em primeiro lugar na sua página pessoal.


Quem postou!
Por exemplo: se você costuma curtir posts de determinados perfis, o EdgeRank logo entende que deve priorizar essas publicações para você acompanhar.

Isso vale para páginas comerciais, amigos, familiares, grupos diversos, lojas virtuais, enfim. Tudo aquilo que você quer ver.

Para as empresas, entender a dinâmica dessa ferramenta é fundamental.

Afinal, elas dependem, e muito, desses algoritmos para que suas publicações na rede atinjam o maior número de pessoas possível – principalmente se a única estratégia possível no momento for o alcance orgânico.

Mais do que isso, é preciso que essas publicações apareçam em primeiro lugar no feed das pessoas certas.

Então, é bom começar a se familiarizar com os algoritmos – que podem ser grandes amigos ou os piores inimigos de uma empresa.

Para isso, você deve entender quais são os principais fatores que vão determinar a performance dos seus posts na redes.

Que atire a primeira pedra quem nunca stalkeou uma página no Facebook – uma, duas, várias vezes.

Mas, não se preocupe. Seu segredo está guardado a sete chaves pelo algoritmo do Facebook.

O máximo que vai acontecer – e, acredito, em nome do próprio interesse da pessoa – é que aquela determinada página vai começar a aparecer para o usuário com mais frequência do que as outras.

Da mesma forma, o Facebook prioriza os perfis das pessoas e companhias com quem você interage e troca mensagens.

Quando postou!

Quanto mais recente a atualização do feed, mais chances os usuários que estão online têm de visualizá-la.

É por isso que é tão importante descobrir os horários que a sua persona está presente na rede.

Caso contrário, a postagem pode acabar se perdendo no feed do usuário e nunca mais ser vista.
Tipo de conteúdo

Pode reparar.
Se você é um leitor assíduo e costuma curtir posts da imprensa, como as notícias do dia, o Facebook vai priorizar esse tipo de conteúdo para você.

Já se você não tem muito tempo para navegar na rede e a usa mais para fins de entretenimento, como vídeos interativos ou engraçados, são eles que vão aparecer com maior frequência na sua linha do tempo.

Mas se você usa a rede principalmente para interagir com os amigos, as publicações deles ocuparão os primeiros lugares do seu feed.

E assim por diante.
Engajamento com o post
   
Você também deve ter percebido que, quando algum post, por alguma razão, causa frenesi na galera, ele fica subindo o tempo inteiro na sua timeline.

Isso se dá por causa do grande índice de engajamento que ele gera.

E o Facebook bem sabe que, quanto maior o furor de uma publicação, mais as chances de o pessoal se interessar pelo assunto, mesmo que seja por mera curiosidade.


Como as mudanças no algoritmo do Facebook interferem no seu negócio?


 

Muito se discorreu até agora sobre o funcionamento e a importância dos algoritmos do Facebook, mas chegou a hora de falar sobre as mudanças que ocorreram nos últimos tempos com relação a este assunto.

Não sei se você notou, mas, ultimamente, publicações orgânicas de páginas comerciais passaram a enfrentar algumas limitações.

Isso não é bem uma surpresa.

Zuckerberg já havia anunciado, lá em janeiro de 2019, que o futuro do Facebook é privado, já que as interações entre amigos, famílias e ente queridos são as mais valorizadas pelos usuários.

Para muitas empresas, as mudanças nos algoritmos vieram acompanhadas de desespero.

Sim!

Como toda intercorrência tem o lado bom, para os empreendedores, a crise também vem em forma de oportunidade para quem estiver alerta.

Se você pensa em formas de melhorar sua estratégia de marketing, saiba que entender o funcionamento do algoritmo do Facebook pode ajudar bastante, já que seu objetivo primordial é conectar as pessoas que usam essa rede a publicações que interessem a elas, 

O algoritmo do Facebook é uma ferramenta valiosa, mas é preciso atentar para pontos como qualidade e configuração correta das publicações,



Mas saiba que isso não é necessariamente ruim.

Aliás, se você souber aplicar as dicas que darei a seguir, a tendência é que saia à frente dos concorrentes sem maiores dificuldades.


CONFIRA AQUI AS DICAS

Ficou com alguma duvida? Deixe seu comentario 

Então, vamos rumo ao sucesso.






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