Dicas para trabalhar com o algoritmo do Facebook

O seu alcance no Facebook provavelmente nunca mais alcançará os patamares do período pré-2014, ainda assim, o Facebook ainda é a maior plataforma de mídia social do mundo.



11 dicas para trabalhar com o algoritmo do Facebook

Com todo esse histórico, o que as marcas podem fazer para garantir que sua estratégia no Facebook esteja alinhada com as prioridades do algoritmo do Facebook?


1. Inicie conversas que levem as pessoas a conversar entre si

Segundo o Facebook, um dos principais sinais de classificação do algoritmo é se um usuário se envolveu anteriormente com sua página. E embora ninguém interaja com a página da sua marca como faria com as páginas dos amigos, esses gostos e compartilhamentos contribuem bastante para aumentar seu alcance em postagens futuras.

Isso significa que você deve colocar a graxa nos cotovelos antes que o algoritmo possa começar a reconhecer e recompensar o valor da sua página.

E por graxa de cotovelo, não queremos dizer isca de noivado óbvia e de má qualidade. (O algoritmo pode dizer, e ele diminuirá sua classificação e talvez sua página.)

No final do dia, a melhor maneira de obter mais engajamento é ser genuíno. Ou talvez tente curioso, engraçado, interessante ou inspirador. Independentemente disso, temos muito mais dicas simples para aumentar seu envolvimento no Facebook por aqui .

E lembre-se sempre de que você não precisa procurar controvérsia para conseguir engajamento. Aproveitar uma emoção forte (gatos; gatos de bebê; gatos de bebê desconfortáveis; gatos de bebê em perigo) também fará o truque.


2. Publique quando seu público estiver online

Recência é outro sinal de classificação que importa, pois o algoritmo seleciona quais postagens mostrar às pessoas. Mais novo é melhor. Agora é melhor.

Mas quando seu público está online? Bem, de acordo com nossos dados :
As publicações da marca B2B apresentam melhor desempenho entre 9h e 14h na terça, quarta e quinta-feira
Os posts da marca B2C apresentam melhor desempenho ao meio-dia de segunda, terça e quarta

Dê uma olhada no Facebook Page Insights para testar e comparar o melhor horário para o seu público, especificamente.


3. Nunca publique conteúdo que o classifique

Sabemos que você nunca faria isso de qualquer maneira. Mas ainda assim, apenas para sua informação pessoal, aqui estão algumas categorias de conteúdo que o Facebook declarou explicitamente que sua página será rebaixada imediatamente:

Links para sites que usam conteúdo raspado ou roubado sem valor agregado
Conteúdo limite (também conhecido como conteúdo ofensivo, mas não proibido)
Desinformação e notícias falsas.
   
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Informações de saúde enganosas ou “curas” perigosas
“Vídeos deepfake” ou vídeos manipulados sinalizados como falsos por verificadores de fatos de terceiros


4. Publique vídeos de alta qualidade por mais de 3 minutos

Em maio de 2019, o Facebook anunciou que o feed de notícias aumentaria cada vez mais a qualidade dos vídeos originais . O algoritmo está aumentando a influência desses três fatores de classificação:
Lealdade e intenção: vídeos que as pessoas pesquisam e retornam;
Duração e duração do vídeo: vídeos que as pessoas assistem além da marca de 1 minuto e com mais de 3 minutos;
Originalidade: vídeos que não são redirecionados de outras fontes e têm muito valor agregado.

Se você é um criador de vídeos no Facebook, lembre-se dessas diretrizes para fornecer ao algoritmo exatamente o tipo de vídeo que deseja. (E não se esqueça da dica 1: filhotes de gatos em perigo.)

Dica profissional: se você é um especialista em vídeo, verifique se está usando o vídeo ao vivo do Facebook , que tem em média seis vezes mais envolvimento do que o vídeo comum.


5. Poste com frequência e consistência

Segundo o Facebook , as páginas que postam geralmente têm mais probabilidade de ter significado para seu público. Portanto, a frequência de postagem é um sinal de classificação que pode afetar a altura do feed de notícias em que suas postagens são colocadas.

Já dissemos isso antes e repetimos: um calendário de conteúdo de mídia social ajuda bastante a alcançar o tipo de qualidade consistente que manterá seu público engajado e atento.


6. Aproveite os Grupos do Facebook que são significativos para o seu público

Na conferência F8 de 2019 do Facebook , ouvimos dizer que os Grupos continuam sendo uma das partes mais valiosas do Facebook, de acordo com o comportamento do usuário. O que é fundamental para as marcas aqui é que o Facebook disse que as pessoas “podem ver mais conteúdo dos Grupos em seu feed de notícias”.

O próprio Facebook está fazendo sua parte para promover o recurso com uma guia Grupos redesenhada que mostra novas atividades. Além disso, ajudando as pessoas a descobrir novas comunidades com a barra lateral de Grupos Sugeridos (e também em outros pontos de destaque em toda a plataforma, como a guia Jogos e o Marketplace).

Com a atualização de design “F5” do Facebook, dedicando espaço significativo à tela dos Grupos, e o algoritmo que prioriza o conteúdo dos Grupos, as marcas devem planejar tirar vantagem.

Quão? Considere iniciar um novo grupo com base na página da sua marca. Um grupo pode ser o local onde você promove discussões, educação, solução de problemas e, sim, entretenimento sólido sobre os tópicos que são importantes para o seu público.

Confira nosso guia completo sobre o uso dos Grupos do Facebook para empresas, para uma visão mais aprofundada das estratégias para ajudá-lo a se conectar com seus super fãs e criar comunidades engajadas.


7. Apoie seus ganhos orgânicos com anúncios pagos

Embora o conteúdo orgânico da sua marca possa aprofundar seu relacionamento com seu público, os anúncios do Facebook continuam sendo a melhor maneira de expandir o conhecimento da sua marca para os 2,4 bilhões de clientes em potencial que usam o Facebook, então caso queira aprender criar anúncios no Facebook temos Curso de Facebook Ads Online para você utilizar todo potencial desta ferramenta.

E os recursos de segmentação do Facebook Ads podem se tornar ainda mais importantes para os anunciantes que se preocupam com os dados do público, dado o recente anúncio do Google de que o Chrome está desativando os cookies de terceiros .

Ao rastrear seu conteúdo de alto desempenho , aproveite a capacidade de transformá-lo em publicidade de baixo CPC (também conhecido como barato) para a voz da sua marca.


8. Deixe seus seguidores saberem como priorizar seu conteúdo em seus feeds de notícias

Com a mudança do Facebook para aumentar a transparência na forma como o feed de notícias classifica o conteúdo, seu público-alvo tem mais controle do que nunca sobre o que vê.

Informe às pessoas que, quando seguem ou gostam da sua página, elas também podem verificar a preferência “Ver primeiro” para informar ao algoritmo que suas postagens são importantes para elas.

Obviamente, essa tática funciona melhor quando você está produzindo consistentemente conteúdo que ressoa com seu público e apóia diretamente sua estratégia de marketing no Facebook .

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9. Capacite seu pessoal a advogar por você


O declínio do alcance orgânico fez com que os profissionais de marketing mais experientes se voltassem para táticas testadas e comprovadas, como o bom e velho boato. Exceto, você sabe, em escala.

Essa é certamente a premissa por trás do marketing de influenciadores , mas outra maneira, possivelmente ainda mais autêntica, de espalhar a notícia é tocar nos funcionários da sua marca.

Seja você e seu cachorro ou pague salários em cinco moedas diferentes, a boa palavra de um funcionário é ouro maciço. (Afinal, são eles que conhecem a informação privilegiada da sua marca.)

E mesmo que eles não tenham os 1 milhão de seguidores que sua página oficial possui, o alcance orgânico deles é menos limitado.


10. Invista em mídias de alta qualidade

De acordo com o próprio Instagram, pegar um bom lugar no feed dos seus seguidores está diretamente relacionado com a criação de um conteúdo excelente. Isso significa que não só a sua legenda deve ser perfeita e chamativa, mas suas imagens também.



O fato do Instagram ser uma rede que apela pro visual pesa ainda mais. Então, sempre que possível, produza fotos e vídeos de altíssima qualidade. Cores vibrantes, ideias diferentes e fotos de tirar o fôlego são tipos de conteúdo que costumam render bons números em interação.

Dá uma olhada na foto que produzimos para a campanha do lançamento da marcação de produtos no Postgrain. A ideia é super simples, mas já é super diferente do que estamos acostumados a ver no feed.


11. Faça perguntas

Apesar de não ser bom pedir curtidas e compartilhamentos, o engajamento com a sua comunidade não está proibido. Para catapultar o seu nível de engajamento faça com que os seus posts sejam interativos. Comece uma discussão. Faça perguntas. Peça opiniões. Crie uma votação. Torne a interação democrática.

Trate o Facebook menos como um palco e mais como uma festa descontraída. Você não é um palestrante importante, mas sim alguém que participa da conversa.


Apesar do fato de que o seu alcance orgânico nunca voltará a ser tão alto, você ainda pode ter discussões com pessoas que realmente se importam. Talvez todo aquele alcance orgânico não tenha um potencial de conversão tão grande quanto nós pensávamos.


Não deixe ler tambem ,

Como ser um empreendedor digital?


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